Primeira Página

As Meta-Tags e os Motores de Busca



As Meta-Tags são linhas de informação visíveis apenas para os motores de busca tais como o Google, Bing, Yahoo etc. Estas linhas estão normalmente colocadas no cabeçalho (head) de cada página e são muito importantes para a correcta indexação dos seus conteúdos.

Recomenda-se que cada página tenha meta-tags únicas, diferentes das restantes páginas, e em sintonia com a informação presente nessa página. Assim se, por exemplo, uma página tem um texto sobre páginas de internet, é importante que as meta-tags reflictam o mesmo conteúdo usando algumas das palavras-chave presentes nesse texto.

Algumas páginas do seu site têm meta-tags automáticas, ou seja, o próprio sistema cria as meta-tags com base nos dados inseridos nessa página. Isto acontece por exemplo no Plano e-Commerce na página dos produtos em que automáticamente o sistema cria as meta-tags com base no nome e descrição do produto. No entanto outras páginas têm meta-tags manuais, neste caso aparecem três campos extra no fundo do formulário de configuração da página referentes a esta área. Sempre que existirem campos relativos a meta-tags devem ser preenchidos em função do conteúdo dessa página.

As meta-tags com maior relevância são:

Titulo (title)
Contem as palavras que aparecem na janela do browser como título. Não deve colocar mais de 90 caracteres neste campo, contudo, nas listagens de resultados das pesquisas o Google corta o Titulo no caracter 63.

Descrição (description)
Frase com uma breve descrição do que contem a página. Esta frase não deve conter mais de 250 caracteres, contudo nas listagens de resultados o Google corta a frase no carácter 160.

Palavras-Chave (keywords)
São as palavras que dentro da página em causa têm maior relevância. Deve usar sempre palavras presentes no conteúdo dessa página e não outras palavras importantes mas que só aparecem noutras páginas do site. Escreva as palavras em minúsculas e separadas por virgula. Atenção que se tiver, por exemplo, “sites, webdesign, páginas de internet, ecommerce” serão consideradas apenas 4 palavras-chave. Este campo não deve conter mais de 200 caracteres.

Existem ainda outras meta-tags, de menor importância, como o assunto (subject), copyright, abstract etc. mas que não apresentam mais valias significativas para a projecção do seu site.

Neste momento, o motor de busca mais usado no mundo é o Google, razão pela qual será o mais focado nesta secção.

Links e Backlinks

Links são textos, gráficos e/ou animações que transportam o utilizador para outra página através de um clique. Os links, também chamados de hiperligações, possuem um endereço ou URL da página de destino.

Os Backlinks, também chamados de in links, inward links, inbound links ou incoming links, são links dentro de sites que apontam para outros sites. Esses links são usados pelo Google no cálculo do PageRank de uma determinada página na internet.

É importante  pequisar periódicamente os Backlinks para o seu site, pois assim saberá quem, ou que sites, estão a apontar para si. Depois disso poderá conhecer que tipo de utilizadores visita esses sites, quais os textos âncora que estão a usar na ligação ao seu site e ainda como os utilizadores vindos desses sites vêem o seu site. Poderá também analisar a campanha de Links Building dos concorrentes, os pontos fortes e delinear uma estratégia para si.

É pelos links que os motores de busca percorrem a internet e recolhem informação! São eles o elo de ligação de tudo o que existe na internet.

Os motores de busca, em especial o Google, atribui melhor classificação aos sites que possuem mais ligações para si próprios. Por outras palavras, o Google conta quantos sites têm um link para o seu, e de acordo com esse número, e alguns critérios que descrevemos em baixo, atribui uma nota ao seu site que será usada no cálculo do PageRank do seu site.

Links Building é a formação da estrutura total de links externos para um determinado site.

Os Links Building são ligações que criou para o seu site, por exemplo:

  • Faz um comentário num determinado blog e coloca um link para o seu site.
  • Escreve um artigo num site informativo e coloca na postagem desse artigo um link para si.
  • Cria uma página no Facebook e coloca lá o endereço do seu site
  • Participa num forum deixando um comentário e o url do seu site
     

É necessário ter algum cuidado Tanto nos Backlinks como nos Links Building.

Nunca faça comentários curtos e sem interesse apenas para deixar o link do seu site, esse tipo de atitude, por vezes, tem como resutado a remoção do comentário e a proibição de colocar novos comentários. Deixe sempre um comentário credível, interessante e consistente.  Os comentários relevantes serão sempre aprovados.

No caso dos Backlinks, antes de fazer uma parceria tendo em vista uma troca de links veja a relevância do site e os temas nele tratados. O conteúdo desse site tem que estar em consonância com o conteúdo do seu site, ou pelo menos partilhar algum assunto, caso contrário de nada adiantará a troca de links. Assim, se o site que aponta para si não tiver qualquer relação, em termos de conteúdo, com o seu, terá uma influência mínima ou, em alguns casos, poderá não ter mesmo qualquer influência no posicionamento sendo considerado neutro.

Verifique ainda se o site não possui qualquer tipo de penalização, um site com nota negativa a apontar para si poderá prejudicar a sua imagem nos motores de busca. Procure sites sérios, identificados e reconhecidos. Sites com PageRank elevado a apontar para si oferecem melhores resultados do que os que têm PageRank mais baixo.

Se o Google detectar que um grupo de sites bem cotado e com boa reputação têm um link apontado para si, vai certamente deduzir que o seu site terá que ser também um bom site. A pensar nisso a Optimeios criou uma rede interna de troca de links entre os sites na plataforma (RIO). Nesta rede os sites apontam uns para os outros melhorando mais rapidamente o poscionamento e o ranking dos motores de busca o que, em consequência, resulta num aumento de visitas ao seu site.

Sendo cliente da Optimeios poderá ainda usufruir de destaque no directório de empresas Takitudo, pertencente ao grupo da Optimeios, ao mesmo tempo que apresenta ao Google mais um apontador para o seu site de um directório bem cotado. Para se registar no Takitudo Clique Aqui

Sitemap



sitemap é um ficheiro que contem os endereços (urls) de todas as páginas do site. O Google e os outros motores de busca, usam este tipo de ficheiro como guia de indexação, como o próprio nome diz, trata-se do mapa do site. Quando existe um sitemap temos a certeza que todas as páginas pertencentes ao site são indexadas de forma rápida e eficiente. Sem ele a indexação leva mais tempo e não é garantida a passagem do motor de busca por todas as páginas do site. A nossa plataforma permite criar automáticamente o sitemap do seu site, para isso só tem que entrar no Optimanager e logo na página de entrada do gestor, na coluna direita, clicar no link Actualizar Sitemap. Convém clicar neste link sempre que adiciona alguma opção ao menu ou cria um produto novo, garantindo assim que o Google tem disponível para indexação todas as páginas existentes. O bloco relativo ao sitemap no Optimanager contem a data e a hora em que o sitemap foi actualizado pela última vez.

Perguntas Frequentes

Bloco do Carrinho de Compras
Como posso efectuar os meus pagamentos à Optimeios?
Como posso remover o bordo roxo das imagens com link ?
Como fazer para que as fotografias (telas) ocupem todo o painel ?
Como usar o gestor de mail RDMail ?
Onde posso criar caixas de correio / emails ?
Porque não consigo inserir imagens ?
Como posso inserir vídeos do Youtube ?
Como retirar o sublinhado dos links ?

LISTAR TODAS AS PERGUNTAS

Notícias e Novidades

21 Abr 2016

Upgrade 1.10

Relatório das novas funcionalidades do Plano e-Commerce, Standard e Imobiliária

VER MAIS »

20 Fev 2015

Upgrade 1.9

Relatório das novas funcionalidades do Plano e-Commerce e Plano Imobiliária

VER MAIS »

06 Nov 2014

Upgrade 1.8

Relatório das novas funcionalidades do Plano e-Commerce e Plano Imobiliária

VER MAIS »

LISTAR TODAS »

 Copyright © TUTORIAL.OPTIMEIOS.com 2020

Desenvolvido por Optimeios