Primeira Página

Importação de Produtos

Esta funcionalidade permite importar rapidamente produtos a partir de um ficheiro CSV (derivado do excel) directamente para a sua loja. Caso os produtos já estejam presentes na loja, a mesma funcionalidade, identidicando cada artigo através do campo código e/ou nome, permite actualizar os preços e o stock dos mesmos, assim, se o produto não existe é inserido e se já existe é actualizado.

Se no ficheiro CSV estiverem ainda representadas as colunas referentes á marca, tipo, categoria e subategoria dos produtos, durante o processo de importação serão criados automáticamente esses elementos no site. O resultado final será um site já com o menu de produtos e marcas configurado e todos os produtos associados ás suas categorias e subcategorias.

O nome do ficheiro deve respeitar algumas normas. Os caracteres especiais dos quais fazem parte por exemplo as plicas (‘), o ponto e virgula (;), as aspas (“), os acentos (~,´,`,^), os espaços, os parênteses e ainda certas letras e caracteres como ç, ã, é, í, $, €, #... podem não ser reconhecidos pelo servidor pelo que não são aceites pelo importador. Use nomes simples com caracteres normais, sem acentuação e sem espaços para dar nome às suas imagens. Exemplos: produtos.csv , lista_produtos.csv , lista13_prod.csv

O processo de importação está dividido em 3 passos:

Passo 1 - Importação do ficheiro CSV

Este passo tem por objectivo transferir o ficheiro CSV do seu disco para o servidor. O nome do ficheiro não deve conter espaços, caracteres especiais ou acentuação estando o seu tamanho limitado a 10Mb. Caso o número de produtos seja muito elevado (mais de 2.000) recomendamos que o ficheiro seja dividido em ficheiros mais pequenos. Pode ainda, se verificar que existem colunas que não pretende importar, elimina-las no Excel diminuindo assim o tamanho do ficheiro CSV.

Passo 2 - Identificação das Colunas

Como cada fornecedor tem um ficheiro de produtos diferente, podendo mesmo conter informação desnecessária sem enquadramento na loja, pode neste passo identificar que colunas pretende ir buscar e ao mesmo tempo identificar a informação nelas contida. Deve também respeitar a ordem pela qual as colunas aparecem.

Junto com a identificação das colunas poderá ainda definir alguns parâmetros como o IVA, o stock e o separador de colunas.

Caso o valor do IVA e o stock não estejam identificados em qualquer uma das colunas poderá definir os valores que o programa deve introduzir por defeito nestes campos em todos os produtos.

Pode ainda identificar o caractere que faz a separação entre colunas. Por defeito, este separador é ; (ponto e virgula), no entanto, caso verifique que o separador no seu ficheiro é diferente, pode identifica-lo aqui.

Passo 3 - Conclusão da Importação

Este passo pode demorar um pouco a concluir dependendo do número de produtos que está a importar. Caso haja também importação de imagens o tempo de conclusão do processo pode ser consideravelmente agravado.

Importação de Imagens

Esta funcionalidade permite ainda importar imagens de outro servidor, assim se uma das colunas contiver o URL (endereço completo incluindo http://) das imagens noutro servidor ou no seu site antigo, o programa irá buscar essa imagem e copia-la para o seu site na Optimeios. Só pode importar uma fotografia por produto.


Actualização do Preço e Stock de cada Produto

Caso os produtos já tenham sido introduzidos na loja poderá usar esta funcionalidade para actualizar regularmente os preços e o stock através de um ficheiro CSV. Para isso é importante definir sempre o Código do produto, ou garantir que todos os pordutos têm nomes diferentes. Só assim o programa consegue identificar correctamente a que produto corresponde determinado preço.

Exportação de Produtos

Funcionalidade que permite exportar a listagem completa de produtos para um ficheiro em formato CSV. O ficheiro está configurado de modo a ser compatível com o comparador de preços Kuantokusta ou o site da Shopmania. Para publicar os produtos nestas entidades apenas tem que lhes fornecer o link:

http://[url-do -dominio]/exporta.php

Para obter um exemplo do ficheiro csv exportado clique no link em baixo:

http://planoecommerce4.optimeios.com/exporta.php?cod=123

Para que a exportação funcione deverá definir ou colocar o código conforme explicamos mais abaixo.

As colunas presentes no ficheiro são:

  • Referencia
  • Código do Produto
  • Nome do Produto
  • Marca
  • Descritivo
  • Preço Base
  • IVA
  • Transporte *
  • URL da imagem
  • URL da página do produto
  • Tipo
  • Categoria

Protecção da Exportação

Para impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso a esta listagem de produtos em CSV deve definir um código de autorização. Este código é definido na opção Tabelas > Geral na secção Protecção do Sistema de Exportação de Produtos via exporta.php. Após definir este código o url de acesso à lista de produtos csv passará a ser:

http://[url-do -dominio]/exporta.php?cod=[código]

Transporte

No caso da exportação para o Kuantokusta é necessário especificar os portes de envio de cada produto. Como o sistema não reconhece os utilizadores que estão a ver o seu produto no site do kuantokusta não consegue saber a sua origem, por isso, é aplicado neste caso a taxa de porte único. Deverá assim, na opção Transporte do Optimanager, preencher o campo Valor dos Portes mesmo que não seja o tipo de calculo de portes seleccionado. Servirá apenas para o ficheiro exportado.

Perguntas Frequentes

Bloco do Carrinho de Compras
Como posso efectuar os meus pagamentos à Optimeios?
Como posso remover o bordo roxo das imagens com link ?
Como fazer para que as fotografias (telas) ocupem todo o painel ?
Como usar o gestor de mail RDMail ?
Onde posso criar caixas de correio / emails ?
Porque não consigo inserir imagens ?
Como posso inserir vídeos do Youtube ?
Como retirar o sublinhado dos links ?

LISTAR TODAS AS PERGUNTAS

Notícias e Novidades

21 Abr 2016

Upgrade 1.10

Relatório das novas funcionalidades do Plano e-Commerce, Standard e Imobiliária

VER MAIS »

20 Fev 2015

Upgrade 1.9

Relatório das novas funcionalidades do Plano e-Commerce e Plano Imobiliária

VER MAIS »

06 Nov 2014

Upgrade 1.8

Relatório das novas funcionalidades do Plano e-Commerce e Plano Imobiliária

VER MAIS »

LISTAR TODAS »

 Copyright © TUTORIAL.OPTIMEIOS.com 2020

Desenvolvido por Optimeios